sábado, 10 de novembro de 2012

Luiz Couto prevê mais prisões para combater milícias

Assistir vídeo

O deputado federal Luiz Couto (PT) comentou a deflagração da Operação Squadre no dia de ontem e elogiou o trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público no combate às milícias e grupos de extermínio que atuam na Paraíba com a participação de policiais civis e militares. Ele alertou, porém, para a necessidade de continuar as investigações e efetuar novas prisões, inclusive do que chamou de "peixes grandes" e "tubarões" e não descartou que haja políticos envolvidos no esquema:
- Há uma conexão entre os três grupos de milícias e isso inclui delegados, agentes penitenciários, policiais civis e militares, empresas de segurança... na CPI já aparecia a presença de políticos... esse segmento aparece em todas as operações do crime organizado dando proteção ou financiando... ou lavando o dinheiro ou mesmo sendo omissos. Eu garanto que há mais gente para ser presa. Vamos desvendar toda essa organização criminosa.
Pressão contra a corregedoria - Couto também disse que coronéis da Polícia Militar da Paraíba estão visitando gabinetes, na Assembleia Legislativa, para pedir a parlamentares que votem contra o projeto de lei do governo que regulamenta as atribuições da Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança e da Defesa Social como órgão superior de controle disciplinar interno.
Couto afirmou ter informações que o próprio corregedor da PM, coronel Jarlon, está encarregado desta tarefa, sob o argumento de que a proposta retira o poder dos oficiais. “O fato é que o comandante Geral, coronel Euler, ordenou que os oficiais barrassem a propositura e eles estão apenas cumprindo as ordens”, destacou.
Para Luiz Couto, a posição do comandante é incompatível com o cargo que ocupa, com a instituição policial, com o governador Ricardo Coutinho e com a sociedade paraibana, “isto porque o projeto faz parte da política de segurança pública do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social”.
O parlamentar ressaltou que a aprovação da iniciativa que regulamenta a Corregedoria de Polícia tem o aval de muitos policiais, do Conselho Estadual dos Direitos Humanos (CEDH) e dos segmentos sociais ligados a esta causa.

- É preciso fazer uma limpeza na Polícia da Paraíba. Se o Comandante da PM está contra a mudança na corregedoria, ele deve entregar o cargo. Quem não deve, não teme.

Link da matéria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário