terça-feira, 20 de novembro de 2012

Radar pega quase dois mil motoristas na Paraíba

Radar pega quase dois mil motoristas na Paraíba

Quase 2 mil veículos foram flagrados, na Paraíba, com velocidade acima da máxima permitida pelos três radares móveis utilizados durante a Operação Proclamação da República realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). As fiscalizações ocorreram entre a última quarta-feira e a meia-noite do domingo. Ao todo, foram 1.979 infrações durante as 120 horas de operação, o que representa uma média de 16,49 flagrantes a cada 60 minutos. Três pessoas morreram e 24 ficaram feridas nos 56 acidentes registrados. No mesmo período de 2011, foram 70 acidentes, com 26 feridos e dois mortos.

O trecho mais crítico do Estado fica entre o km 44 e o km 52 da BR-230, uma reta entre João Pessoa e Campina Grande, sendo o km 45 onde sempre ocorre o maior número de flagrantes. A multa varia entre R$ 85,13 e R$ 574,62, conforme a velocidade excedida. A infração está prevista no Artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“O número de flagrantes é muito alto e poderia ser até dez vezes maior se os radares ficassem ligados 24h. As pessoas estão condicionadas a respeitar o limite de velocidade apenas quando há radares fixos. Se não tiver, aceleram e esquecem os riscos”, observou o inspetor Genésio Vieira, do Núcleo de Comunicação Social da PRF.

Ele explicou que os motoristas precisam observar as orientações da sinalização. Porém, como muitos ignoram as regras de trânsito, palestras que fazem parte de um trabalho contínuo da PRF têm sido intensificadas em escolas, universidades, repartições públicas, empresas. A ação reforça as campanhas nas ruas e os alertas feitos na mídia local.

Para dezembro, estão programados comandos, principalmente em locais mais distantes da fiscalização e onde a população tem dificuldade de se comunicar com a PRF. Cuité, Itaporanga e Piancó estão confirmados entre os municípios onde a campanha Cinema na Estrada vai acontecer. Os condutores vão assistir a filmes educativos e receberão orientações.

Dnit pode instalar 34 lombadas

Dos 81 equipamentos de controle de velocidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) instalados na Paraíba, apenas cinco não estão funcionando. Mesmo assim, o órgão informou não ter um levantamento das infrações geradas este ano. Em Brasília, o órgão também não dispõe de dados regionais, nem dos Estados. O Dnit está realizando um estudo técnico que vai determinar a possibilidade de instalação de 34 novos equipamentos – lombadas ou radares – para controle da velocidade no Estado.

De acordo com a superintendência do órgão, seriam em João Pessoa (4), Caldas Brandão, Ingá (4), Campina Grande (4), Juazeirinho, Santa Luzia, Pombal, Boa Vista, Patos (6), Sousa (2), Cajazeiras (3), Itaporanga e Pombal.

Estes estudos consideram alguns aspectos, como o número de veículos em circulação, velocidade praticada no local, geometria da viam, número de faixas e de pistas, existência de travessia de pedestres ou de retorno de veículos, quantidade ou potencial de acidentes no local e ainda as medidas de engenharia já adotadas para prevenção de acidentes.

Ao todo, a Paraíba conta com 44 radares fixos, 35 barreiras eletrônicas e 2 radares mistos. Estes últimos registram avanço de semáforo, parada e velocidade.

Entre os radares e lombadas que estão parados, o que fica no km 12,45 da BR 230, só será ligado quando a passarela do Renascer for concluída. Os demais, instalados em Queimadas (2), São Miguel de Taipu e Lagoa Seca aguardam apenas a ligação da concessionária de energia elétrica.


Redação com Jornal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário