sexta-feira, 29 de junho de 2012

Governo convoca  novos classificas para o curso de formção da Seap.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), convocou, nesta terça-feira (26), mais 240 candidatos classificados nas vagas oferecidas no último concurso público para agente de administração penitenciária. Eles foram convocados por meio de edital publicado no Diário Oficial e vão substituir aos candidatos que não compareceram para efetuar matrícula, no período de 28 de maio a 5 de junho.
Para participar do 15° Grupo do Curso de Formação, que acontecerá entre 16 e 28 de julho na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, o candidato deve preencher o formulário de matrícula; apresentar certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, entregar cópia autenticada do RG ou documento de identificação (com foto). Caso o candidato não possa apresentar documento de identificação por motivo de perda ou roubo, deve ter em mãos um boletim de ocorrência relatando o fato, expedido há, no máximo, noventa dias. Não haverá segunda chamada para segunda matrícula destes candidatos.
Confira a relação:
http://static.paraiba.pb.gov.br/2012/06/Edital-54-2012-CONVOCACAO-EM-SUBSTITUICAO-Remanescentes-1.pdf
Agente penitenciário é pré-candidato a vereador em Campina Grande
ParaibaemQAP | 27 JUN 2012 | 09:54

Postulante afirma que cidade precisa de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública.


  ( 1 Comentários) Comentários Comentários

27-06-2012.095433_clovis.JPG
Foto: ascom
O agente penitenciário Clóvis Brasileiro pretende disputar uma vaga na Câmara Municipal de Campina Grande, nestas eleições 2012. Seu nome foi homologado no último domingo (24) durante a convenção do PCdoB, partido ao qual é filiado.
Clóvis é jornalista formado pela UEPB e tem histórico em movimentos estudantis. Ele atua ainda em movimentos nas áreas da cultura e do meio ambiente.
Atualmente, ele está lotado no presídio do Serrotão, em Campina Grande. Na avaliação do pré-candidato, a cidade precisa de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública, que congregue órgãos como STTP, Defesa Civil e Guarda Municipal.

DIA DO AGENTE: DEZ MANDAMENTOS PARA QUEM ESCOLHEU A PROFISSÃO

Numa relação de 600 para 10, é óbvio que a minoria ficará na memória da maioria. Dentro e fora dos presídios. 


27-06-2012.225819_agentes.jpg
Foto: Hora do 'tranca' no presídio do Serrotão...
Nesta quinta-feira (28) “comemora-se” o Dia do Agente Penitenciário na Paraíba, figura profissional que ganha maior destaque quando se mete em casos de corrupção, tortura e mortes [de presos]. Para contrabalancear, listamos abaixo uma espécie de Dez Mandamentos para quem se arrisca a assumir tal função. Assim, quem sabe, o leitor conhece um pouco mais além da parte podre da história.
1 – Cuidado no trajeto ao presídio. É extremamente fácil saber os dias em que você está de plantão. Ao sair de casa, olhe bem para todos os lados. Se for dirigir abuse dos retrovisores, sempre com sua arma a postos. Parar no sinal é sempre um risco. E lembre-se: não deixe sua psicose ser maior do que a realidade. Alguém inocente pode pagar caro pelo estresse da profissão que você escolheu.
2 – Quando chegar à penitenciária, saiba que banho de sol é um direito do preso. E é você quem vai abrir as celas. Se seu diretor ‘deixar’, vá armado. Se esse requisito básico de segurança não for permitido (sim, há quem pense assim), não dê uma de herói para cima dos detentos. Pode jorrar sangue do seu corpo.
 3 – Durante o banho de sol, torça para que as duas horas de “liberdade coletiva” transcorram em paz. Em caso de rebelião, você é obrigado a manter a ordem e evitar uma fuga em massa. Mas cuidado: se você matar algum detento vai gastar dinheiro com advogado e ouvir muitas críticas por parte de quem não estava lá para apaziguaros ânimos.
 4 – Quando terminar o banho de sol, volte a pisar em ovos na hora que for fechar as celas. Após o sagrado direito da luz solar, alguém tem que manter os presos trancafiados. Esse alguém é você. E, se por acaso, eles não quiserem se recolher, saiba que vem bronca pela frente.  Você tem cinco segundos para lembrar o que rezam a Lei da Execução Penal e o Código Penal Brasileiro (e a Bíblia, se achar preciso).
5 – Mas digamos que o banho de sol foi tranquilo (‘normal’JAMAIS será!). Se você for escalado para uma escolta até o fórum judicial, seja curioso. Quem é o preso? De que cidade ele é? Que crime cometeu? Qual a sua pena a ser cumprida? Ele tem ligação com quadrilhas ‘organizadas’?  É, muitas vezes alguns agentes não encontram tempo para fazer esse levantamento antes de sair com o apenado do presídio, com medo de atrasar a audiência e tomar uma bronca do juiz.  Bem. Você é quem sabe...
6 – Presos também são feitos de carne e osso, também adoecem e vez por outra precisam ser levados ao hospital. Tome as mesmas precauções acima. Em Campina Grande [por exemplo], dois agentes penitenciários esqueceram essa lição ao levar um detento para um posto de saúde no bairro da Palmeira e tiveram armas apontadas à cabeça dentro da unidade. Na fila de pacientes havia cerca de 20 pessoas. Mais da metade eram comparsas do preso, disfarçados. “Se reagir, morre aqui mermu!” Renderam os agentes e levaram o parceiro embora...
7 – É, presos também têm coração e choram a perda de um ente querido. Por isso, a lei lhes garante uma visita rápida ao local onde um familiar esteja sendo velado ou sepultado. Você lembra do cenário de um velório [mãe, pai, irmãos, crianças, idosos, vizinhos, amigos...]? Você tem certeza vai efetuar um disparo?...
8 – Voltemos ao intramuros. Vez por outra, você deverá vasculhar as camas e roupas dos presos, em busca de armas e drogas. Uma pedra de crack [por exemplo] custa em torno de R$ 10,00. Cem pedras retiradas dos presos já são R$ 1.000,00 de prejuízo no negócio. Quanto mais você tirar, maior será o desfalque. Agora responda: quantos desafetos você irá acumular nos seus cinco, dez, vinte, trinta anos de profissão?
9 – Os que mais lhe criticam [destrutivamente] dormem um sono pesado com a cabeça num confortável travesseiro. Você, quando estiver de plantão, não pode dormir no ponto. Na esmagadora maioria das unidades penais paraibanas a parede é uma fileira de tijolos, o chão é terra fofa, câmeras de segurança são coisa de cinema e o poder bélico disponível é simplesmente ‘impublicável’, sob pena de estarmos piorando ainda mais a situação. Mas se houver fugas, relaxe. A falta de estrutura será suplantada pelo excesso de especialistas no assunto.
10 – As 24 horas de plantão foram tranquilas? Ótimo. Mas não vá comemorando. A volta para casa é tão maliciosa quanto a saída dela. Não se esqueça, é extremamente fácil saber os dias em que você está de plantão. Ao sair do presídio, olhe bem para todos os lados. Se for dirigir abuse dos retrovisores e cuidado: parar no sinal é sempre um risco. Carregue sua arma sempre a postos e só sorria quando chegar à sua casa. Uma família lhe espera. E somente ela é capaz de esquecer a parte podre da profissão que você escolheu. 

Matéria retirada na íntegra do ParaibaemQAP | 28 JUN 2012 | 09:30

quarta-feira, 13 de junho de 2012

WSCOM: Sindifisco aguça criticas ao governador

  • Reduzir Fonte
  • Aumentar Fonte
  • Imprimir
Nem mesmo durante os festejos juninos, que invocam relaxamento e lazer, os agentes fiscais perdem tempo para contextualizar seu momento contemporâneo de perdas diante do Governo Ricardo Coutinho. Pau puro, diria qualquer menino letrado no bairro da Torre, foi o tom predominante nas falas dos dirigentes.
Foi o que se viu nesta quarta-feira de forró qualificado, em Joao Pessoa, tendo como temática o centenário de Luiz Gonzaga - a musica qualificada de Pinto do Acordeon e Caçuá - mas sem deixar passar a oportunidade para aguçar o tom das criticas ao governo Ricardo.

Num intervalo, dirigentes do Fisco local e nacional exibiram um filme com a fala do então candidato se comprometendo em manter as conquistas da categoria, mas que quando da posse no Governo tudo se transformou em perseguição e perdas nunca vistas.

Todos dirigentes, sem exceção, meteram a pua na postura do governo de tentar excluir as conquistas da categoria. O presidente do Fenafisco, Manoel Isidro, foi muito forte e propôs que houvesse a mobilização da sociedade geral
para derrotar o governador pelo voto até tira-lo do governo.

Confesso que nunca tinha visto tamanha postura de firmeza. Das categorias no Estado, o Fisco é quem sustenta o confronto ainda com muitos capítulos a serem registrados.

Podem anotar: mesmo o governo aplicando arrocho contra o Fisco, vai pagar um preço muito alto pelo atrevimento de desfazer seus compromissos e se transformar em inimigo dos Agentes Fiscais. Se bem que a Paraíba como um todo é quem mais será penalizada.

SÃO JOÃO COM CONSCIÊNCIA
A seguir reproduzimos texto de Panfleto distribuido na Festa de São João do Sindifisco. Quem diria que isso se efetivaria menos de 2 anos após a categoria majoritariamente ter votado e trabalhado para o então candidato a Governador. Leiamos o que diz o documento!
Servidor: dance lute agora, para não "dançar" , mais manda, depois!
Aproveite o maior São João do Mundo, mas não esqueça que a Paraíba tem hoje o governador que:
1 - Sucateou e privatizou a preço milionário a saúde, em detrimento dos médicos efetivos do Estado
2- Prometeu enviar projeto para substituir a PEC300 e traiu os policiais; nao cumpriu. Aumentou a insegurança e a violência da Paraíba
3 - "Concedeu reajuste" em janeiro de 2012 de 3% (inferior à metade da inflação de 2010). Afronta aos servidores civis e militares
4- Traiu seu compromisso com o Fisco e desde a sua posse descumprimento a Lei do Subsidio. Tentou desmontar a Secretaria da Receita e retaliar os auditores
5 - Prejudica os demais Poderes e os Municípios com a sistemática inconstitucional de apuração do ICMS relativo aos benefícios do FAIN
6 - Fechou mais de duzentas escolas em todo o Estado. vem tentando,motor Medidas Provisórias, destruir o PCCR dos professores
7 - Descumore sentença judicial transitada em julgado referente aos servidores do IPÊP e de outras categorias. Só cumpre as leis que lhe interessam
8 - demitiu milhares de pais e mães de família, prestadores de serviço e pro-tempores, alguns com até 25 de serviços
9 -Destruiu a autonomia da UEPB e reduziu os recursos financeiros necessários à manutenção e crescimento da Universidade
10 - Quebrou a Cagepa, mesmo tendo aumentado as tarifas em 28% em um ano
11 - Acabou com o esporte. fechou: bolsa atleta, faz esporte e escola do esporte. O abandono das praças de esportes já causou desabamento
Hoje a Paraíba só é destaque pelos freqüentes escândalos. Esta é a nova Paraíba regredindo 40 anos em 4.
RC NUNCA MAIS
UMAS & OUTRAS
...O ex-senador Ney Suassuna está em João Pessoa, dizem assessores. Vamos tentar decifrar o que ele veio fazer aqui - sobretudo por sua voluntariedade e amor à Paraiba.
...Mais tarde vamos falar sobre a eleição em Segundo Turno da UFPB. Eleição não, espetáculo de como não se deve construir a desautonomia da instituição.
...Dos pre-candidatos em João Pessoa, apenas José Maranhão e Luciano Carta / Luciano Cartaxo - Maranhão estiveram no forró do Fisco.
ÚLTIMA
"É pau / é pédra/ é o fim do caminho..."

Extraído do portal WSCOM, em 07/05/2012.