quinta-feira, 22 de março de 2012

Agentes penitenciários presos em Patos serão transferidos para PB1

Agentes penitenciários presos em Patos serão transferidos para PB1
Durante o encerramento do I Seminário Estadual de Ressocialização, nesta quarta-feira (21), o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Harrison Targino, revelou que os sete agentes penitenciários detidos em Patos serão transferidos para João Pessoa. "É lamentável que essas pessoas, todas contratadas por concurso público tenham se deixado seduzir e se envolver em atitude ilícita”,disse. Ele ressaltou, no entanto, que todos os envolvidos estão sendo investigados e punidos de acordo com a lei. "Isso demonstra o compromisso do Estado em punir efetivamente os flagrados em desvios de conduta”, ressaltou.


As prisões aconteceram dentro da "Operação Hidra”, ação conjunta entre as polícias Civil e Militar da Paraíba, com apoio das polícias Federal e Rodoviária e da polícia de Pernambuco, com o intuito de reprimir o tráfico de drogas na região de Patos. De acordo com Targino, em oito meses de investigação, detectou-se que presidiários de Patos participavam de uma cadeia criminosa. "E, pior do que isso: agentes penitenciários, que são funcionários do Estado, estavam coniventes com essa prática ou a favoreciam”, acrescentou.


Durante a investigação, a Seap, por meio do seu Serviço de Inteligência, forneceu os dados necessários para o levantamento dos fatos e das pessoas envolvidas, seguindo uma orientação do governador Ricardo Coutinho, que, segundo ele, é "punir os maus para favorecer a grande maioria dos bons e, com isso, reprimir qualquer conduta desviante de qualquer agente do Estado”.


Targino esteve em Patos, juntamente com o secretário do Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, para acompanhar a apresentação dos presos. "Já designamos um novo diretor para o presídio, Jardson Silva Bezerra, que assumiu as atividades e terá sua função oficializada amanhã no Diário Oficial, pelo governador Ricardo Coutinho”, concluiu.


**Desvio –**Ainda em fevereiro, por um ato do próprio secretário Harrison Targino, foi publicado no Diário Oficial do dia 15 a suspensão por 60 dias de quatro dos agentes penitenciários presos hoje– em face da caracterização do processo administrativo de conduta desviante. A investigação foi aprofundada pela polícia, que detectou a participação dessas pessoas nos crimes. Com isso, a juíza de Patos, Higyna Bezerra, decretou a prisão provisória de 23 envolvidos, a fim de melhor investigar o ocorrido. Desse total, sete são os agentes penitenciários que agora estão presos.


Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário