terça-feira, 14 de dezembro de 2010

META DA SEGURANÇA É REDUZIR HOMOCÍDIOS EM 12%

Meta da segurança é convocar policiais com desvio de função e reduzir homicídios em até 12%
14.12.2010 às 17h39min
 |
|
 

“Não adianta dizer que não tem pessoal e ter um monte de gente com desvio de função"
a_ricardo_coutinho2211_20101204_185153Reduzir o índice de homicídios entre 10% e 12%. Essa foi a meta anunciada pelo futuro secretário de Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, durante entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (14) após seu nome ser indicado, pelo governador eleito Ricardo Coutinho (PSB), para ocupar a pasta. Para conseguir atingir esse índice o futuro gestor deve começar convocando todos os policiais com desvio de função a retornarem para seus cargos aumentando o número de pessoal atuando nas ruas.
“Não adianta dizer que não tem pessoal e ter um monte de gente com desvio de função. O que for extrapolado vai voltar para os cargos. Tem que servir a população. Não dá para ir na Secretaria de Segurança, por exemplo, e encontrar dez escrivães e ir numa delegacia e encontrar apenas um ou, em alguns casos, ter apenas o delegado fazendo todo o serviço. Essa medida não é para prejudicar ninguém é para beneficiar o povo”, justificou Ricardo Coutinho.
O futuro secretário revelou que a meta de redução de até 12% nos homicídios é considerada importante porque segundo ele, “a vida é levada ao seu patamar mais alto, por isso, nossa meta é reduzir em 12% a taxa de homicídios na Paraíba. Esses crimes violentos letais têm que ser combatidos. Eu tenho plena certeza de que é possível se reduzir a criminalidade, mas a população não pode achar que isso será resolvido de um dia para o outro, é preciso muito trabalho”, argumentou o futuro secretário Cláudio Lima.
violncia_20101214_143844Dados do Estado - Em dez anos o número de assassinatos praticados cresceu 75,4% e fez com que o Estado ficasse em 16º lugar no ranking dos mais violentos na frente, inclusive, de São Paulo que aparece em 26º no Mapa da Violência do Brasil 2010. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Sangari, na Paraíba em média 666,5 pessoas são assassinadas por ano.
Em 1997 foram registrados 491 assassinatos na Paraíba. Esse número passou para 861, em 2007, o que fez o Estado sair de 19º no ranking dos estados mais violentos para 16º. Os jovens entre 15 e 25 anos foram as principais vítimas. Em 1997, 148 jovens nessa faixa etária morreram assassinados contra 318, em 2007, o que representa um crescimento de 114,9%.
Dados de João Pessoa - A Capital paraibana vive uma situação ainda pior. Os dados revelam que João Pessoa saiu de 16ª para a 4ª Capital mais violenta do país ficando a frente de capitais como Rio de Janeiro (14º) e São Paulo (26º). Ao todo, em 1997, João Pessoa registrou 187 homicídios contra 387, em 2007. Um crescimento de 107%. A faixa etária dos 15 aos 25 anos mais uma vez aparece como a categoria com maior número de vítimas. Foram 66, em 1997, contra 157, em 2007. Um crescimento de 137,9%.
Nova equipe de segurança - A nova equipe de segurança anunciada nesta terça-feira pelo governador eleito Ricardo Coutinho é formada por:
Cláudio Coelho Lima – secretário de segurança
Raymundo José Araújo Silvany – secretário adjunto de segurança
Coronel Euller de Assis Chaves - Comandante Geral da Polícia Militar
Coronel Washington França da Silva - sub-Comandante da Polícia Militar
Coronel Fernando Antônio Chaves - Chefe da Casa Militar
Severiano Pedro Nascimento Filho - delegado Geral de Policia Civil
Daniela Vicuuna - Gerência de Policiamento da Grande João Pessoa
Wagner Dorta - Delegado Regional de Campina Grande
Cristiano Jacques - Delegado Regional de Patos
Coronel Jair Carneiro de Barros - Comandante do Corpo de Bombeiros
Coronel Dênis da Silva Nery - sub-Comandante do Corpo de Bombeiros
Conheça o perfil dos novos secretário e secretário-adjunto de Segurança
Secretário de Segurança
Natural de Ipueiras-CE, delegado da Polícia Federal, formado em Direito pela Universidade de Marquense, com curso superior de Polícia. Possui curso de Gestão e Inteligência Policial e Planejamento e Gestão de Operações Policiais pela Academia Nacional de Polícia. Já foi superintendente regional da Polícia Federal nos estados do Maranhão e Paraíba. e secretário de Defesa Social de Pernambuco e um dos responsáveis pela implantação e execução do Programa Estadual de Segurança Publica de Pernambuco denominado ‘Pacto Pela Vida’.
Secretário adjunto de Segurança
Natural de Salvador-BA, delegado da Polícia Federal aposentado, advogado especialista em Gestão de Polícia e Segurança Publica. Atou como chefe da Delegacia da Polícia Federal em Campina Grande, foi chefe do Núcleo de Inteligência da Superintendência da Delegacia da Polícia Federal da Paraíba e corregedor Geral da Secretaria da Defesa Social de Pernambuco, além de chefe da Delegacia de Repressão a Crime Presidenciário da Delegacia da Polícia Federal de Maranhão.
PolíticaPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário